A importância do processo de recrutamento e seleção na ação estratégica da empresa.

06/11/2011 11:54

A gestão de pessoas é a área mais importante e complexa em qualquer organização e se você deseja pessoas competentes e comprometidas a estratégia não pode ser algo pré-elaborada, ela deve nascer do seio de seus membros, somente assim brotará o comprometimento e o entusiasmo necessário para colocá-la em prática. 
 

Pelo menos 60% dos problemas de toda organização estão no âmbito das pessoas que nela trabalham, tanto direta, como indiretamente. Hoje em dia a principal preocupação das empresas está em conseguir melhores resultados com o menor número possível de pessoas. Para isto acontecer deve se responder a primeira pergunta: procurar dentro ou fora da organização?. Uma boa política de pessoal é dar a preferencia para quem já está dentro da empresa, procedendo desta forma você está valorizando a quem tem se esforçado e está melhor preparado e mostrando para os demais que vale a pena “vestir a camisa”. Somente depois de esgotar todas as possibilidades internamente é que deve partir para o mercado externo, não sem antes deixar bem claro para seus subalternos de que façam um esforço para adquirir novos conhecimentos e desenvolver suas habilidades, somente assim, poderão ser promovidos e crescer junto com a organização.

 

A empresa não é formada somente pela diretoria, pelo prédio, ou pelas máquinas. Ela é formada por pessoas, pessoas em todos os níveis hierárquicos. O ideal é que cada pessoa que trabalha na empresa, deve refletir os valores do empresário ou líder principal, mas para isso acontecer é preciso de uma forte dose de liderança e comprometimento com os resultados e o crescimento no respectivo mercado de atuação. Direção, gerencia e operacionais, devem estar comprometidos e integrados numa só visão.

 

A segunda pergunta mais importante é: procuramos pessoas com experiência suficiente para realizar o trabalho, mesmo sendo mais caras? ou pessoas com pouca ou nenhuma experiência, que possam ser treinadas de acordo com as nossas necessidades? De qualquer forma, o empresário sabe de que o seu sucesso depende das habilidades e competências das pessoas que conseguir atrair para sua empresa. Isto implica em dispor de um sistema eficiente e eficaz de recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoal, assim como, dos salários, benefícios e das oportunidades de crescimento e realização profissional. Os melhores profissionais escolhem as empresas onde gostariam de trabalhar, da mesma forma como as empresas escolhem seus futuros funcionários. Em outras palavras, os melhores funcionários pesquisam e selecionam às melhores equipes às quais gostariam de se juntar.  


Como trazer as pessoas certas para o negócio? O que são as pessoas certas? O que elas tem em comum?? e ainda, como manter os melhores funcionários, sem correr o risco de perdê-los para os concorrentes?

 

De uma forma geral, as pessoas certas tem que ter competência e comprometimento - ambas são complementares. A competência tem a ver com “saber fazer” e o comprometimento tem a ver com “querer fazer”. Para saber se um profissional tem competência para a função desejada, você precisa ter bem claro qual o perfil, as características e as habilidades necessárias da função em questão. Este perfil fica melhor definido quando existe um planejamento estratégico, algo que defina o norte da organização. Por exemplo: qual o nível de escolaridade?, a função exige experiência anterior?, quais as habilidades especiais ideais para preencher aquela vaga, considerando as metas de curto, mediano e longo prazo?. Nesta etapa do processo é comum o empresário ou recrutador selecionar aquele candidato com o perfil básico, com quem se identificou ou simpatizou, ou seja, a seleção passa a ser mais intuitiva e somente para preencher um vazio daquele momento. Os valores, a visão e a missão não são considerados por que não existem.
 

Para saber se o candidata tem a competência requerida, ele deve mostrar que sabe fazer, que é capaz de trazer os resultados desejados, que vai agregar pelo menos uma competência para a equipe da qual vai fazer parte.  Em outras palavras o candidato tem que ter expertise, proficiência, domínio técnico, ou seja, são o conjunto de características, traços, habilidades e conhecimento que formam a base de uma performance profissional superior, que produz e que pode garantir resultados mais eficazes para a organização. Estamos falando de habilidades como: flexibilidade, criatividade, integridade, liderança, energia, equilíbrio emocional, empreendedorismo, capacidade de trabalhar em equipe, automotivação, comunicação, negociação, raciocínio lógico; dependendo da função ou cargo que vai desempenhar.

 

ATENÇÃO!! Nossa empresa está disponibilizando um novo serviço exclusivo de Recrutamento, seleção e treinamento de pessoal para sua empresa, para isso, fizemos parceria com empresa internacional, especialista em testes psicométricos, incluindo grafologia e astrologia, para garantir melhores resultados na formação de sua equipe de trabalho.

 

Caro amigo leitor internauta, gostaria de conhecer sua opinião. Fale conosco ou envie um e-mail.

 

Por Federico Amory
eficaz@federicoamory.com